Coordenador : Andréa Cardoso Reis
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 399080.2206.53958.03112023
Departamento/Setor: PCH
Área Temática : Educação
Tipo: Programa
Publico Alvo : O programa de extensão está direcionado a pesquisadores, alunos e professores da rede de ensino do Noroeste Fluminense e regiões circunvizinhas. No entanto, algumas ações vinculadas são mais abrangentes atendendo ao público em geral.
Local de atuação: Universidade Federal Fluminense - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior - UFF/INFES Av. João Jasbick, s/n - Bairro Aeroporto, Santo Antonio de Pádua - RJ.
Objetivo
- Articular ações de extensão de diferentes modalidades (formações continuadas, cursos de curta duração, projetos, seminários, e outros eventos científicos e culturais) com interfaces ao grupo de pesquisa LAPIIS; - coordenar ações de extensão que promovam a visibilidade, socialização e divulgação do conhecimento científico e cultural produzido dentro e fora da universidade, fortalecendo, sobretudo, o diálogo entre as culturas escolares e universitárias, neste caso específico, por se tratar o INFES, de um campus universitário formado majoritariamente por cursos de licenciatura.
Resumo
O programa de extensão do LAPIIS tem a intenção de articular diferentes ações do grupo de pesquisa LAPIIS em torno das atividades de extensão desenvolvidas pelo grupo. Nesse sentido, busca agregar ações internas do grupo de pesquisa como os seminários de pesquisa e extensão desenvolvidos pelo GP LAPIIS (suspensos no período da pandemia) bem como grupos de estudos e outros projetos desenvolvidos pelos membros pesquisadores e colaboradores do grupo que continuam durante a pandemia. Dentre esses projetos se encontra o Vírus viralizou nossa língua uma ação de extensão que surgiu no ano de 2020 alcançando uma dentre tantas demandas ocorridas durante a pandemia do novo coronavírus. O projeto mencionado iniciou de forma remota respeitando as medidas sanitárias para segurança dos membros do programa de extensão e do público a ser alcançado e atualmente continua em andamento sendo realizado alternadamente de forma remota e presencial.